Algumas substâncias têm efeitos teratogénicos.
Durante o processo de embriogénese, provavelmente devido a contacto materno com tais substâncias, existem casos em que a formação do sistema nervoso central é perturbado e em que a ectoderme não concretiza por completo o encerramento do tubo neural, que, deste modo, não fica totalmente isolado do meio externo, ficando em contacto, em alguns casos, com o próprio lúmen intestinal, também incompletamente isolado do restante celoma.
Existe pois, nestas situações, uma comunicação anómala entre o lúmen intestinal e o líquido cefalo-raquidiano.
Curiosamente e inexplicavelmente, nestes casos, precocemente se desenvolvem defesas específicas nestes indivíduos que lhes permitem chegar à idade adulta com um desenvolvimento aparentemente normal, conseguindo combater eficazmente as bactérias e outros microorganismos fecais sem que este venham a afectar os seus sistemas nervosos.
Habitualmente esta doença apenas é diagnosticada em exames post mortem ou ainda, quando por qualquer outro motivo, se procede a um exame de ressonância magnética ao SNC.
Na prática, suspeita-se que um indivíduo poderá padecer desta doença ao constatar-se que só tem ideias de merda e surtos agudos de diarreia cerebral.
Poderá ELA estar afecada??? Digo, afectada.
quarta-feira, junho 28, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário