quarta-feira, junho 21, 2006

Acaso ou necessidade?

Exercício de futurologia

Preparem-se os colegas professores de Língua portuguesa!!!

O inesperado grau de elevada dificuldade do exame de hoje do 9º ano que certamente resultará num número bastante elevado de "negativas", não é con certeza um acaso, mas antes uma necessidade!
A srª Ministra precisa destes maus resultados para poder lançar um novo e furioso ataque, voltado desta vez contra os professores de Língua Portuguesa!
Se repararem bem a orquestração já começou nos media, com os "fazedores de opinião" de serviço a "botarem faladura" sobre a matéria.
É uma questão de dias. Preparem-se pois!!!
E, mais uma vez, quem vai ser responsabilizado pelo facto dos alunos lerem poucas obras literárias, não vai ser a Drª Ana Benavente e companhia...vão ser mais uma vez os que estão no terreno a cumprir as ordens....

2 comentários:

soledade disse...

Cá estamos. Embora nunca se saiba o que vai chover de cima. É insucesso (ou sucesso, quando é caso disso) fabricado por desígnio. Ou "necessidade", como bem dizes. Será que desta feita o desígnio não se relacionará com os cursos profissionais que o ministério pretende a todo o custo implementar? Mau desempenho a língua portuguesa ajuda a convencer os pais. E os culpados do insucesso já estão, a priori, identificados: os professores. Assim não custa nada fazer um bocadinho de "engenharia educativa".

Anónimo disse...

cada vez mais fico a pensar que esta senhora, que ministra uma pasta tão importante para a sociedade, não é desta "terra". como e que alguém pode fechar os olhos a tais práticas governativas relativamente à educação? Como português que sou, e como professor de língua materna, só me resta dizer que não tarda o dia em que os habitantes de um país chamado Portugal só falem monossílabos. aliás, parece-me que as medidas que a senhora doutora quer implementar vão nesse sentido. mas que armas podemos usar contra uma pessoa que provavelmente tem um complexo de inferioridade relativamente aos professores, neste caso concreto relativamente aos de português. até porque, na realidade, essa senhora so sabe grunhir e assanhar--se, mostrando ser a única criatura com necessidades educativas especiais muito profundas. E concluo da seguinte forma: é dito que os professores nalo fazem nada de jeito. tudo resulta num produto oposto ao que se pretende. mas não nos esqueçamos que quem tem boca nao mande assoprar e que os frutos, bons ou maus, dependem de uma boa ou má pretação de um ministério...