segunda-feira, novembro 14, 2005

Não faças greve!

Se pensas que a actual política educativa melhora o funcionamento das escolas,
então, não faças greve!
Se pensas que até aqui tens sido um profissional priveligiado na sociedade portuguesa,
então, não faças greve!
Se pensas que progredir na carreira docente era até aqui um processo automático e injusto visto que nenhum esforço te era requerido para frequentares as acções de formação exigidas, elaborares o relatório de reflexão e te actualizares,
então, não faças greve!
Se pensas que os alunos aprendem mais havendo aulas de substituição,
então, não faças greve!
Se pensas que é mais do que justo que um aluno tenha falta marcada numa aula que não houve podendo até reprovar por faltas em aulas que nunca existiram,
então, não faças greve!
Se pensas que aulas de substituição ou aulas de apoio pedagógico acrescido, não são serviço lectivo e portanto não devem ser pagas como serviço docente extraordinário,
então, não faças greve!
Se pensas que exercer cargos de Direcção Pedagógica não deve dar direito a qualquer remuneração nem tão pouco a qualquer compensação na tua carga horária lectiva,
então, não faças greve!
Se pensas que Culbes só interessam se for desporto escolar,pois nesse caso tens redução e que nos outros casos todos(jornal escolar, clube da matemática, etc, etc, ) os professores não fazem nada por isso não devem ter qualquer compensação por tal trabalho,
então, não faças greve!
Se pensas que mais importante e relevante do ponto de vista legal que o Estatuto da Carreira docente, é o pensamento da Srª Ministra,
então, não faças greve!
Se pensas que o tempo de trabalho que te era reservado até este ano para preparação de aulas e correcção de trabalhos dos alunos era demasiado,
então, não faças greve!
Se achas que tens obrigação de estar na escola mais horas do que até aqui porque não sofres desgate psíquico algum e estarás sempre em perfeitas condições para manteres uma relação pedagógica eficiente com os teus alunos visto que o burn out dos professores é uma invenção,
então, não faças greve!
Se consideras que mesmo com 65 anos de idade estarás em perfeitas condições de manter o ritmo necessário nas aulas, com miúdos que são cada vez mais indisciplinados,
então, não faças greve!
Se pensas que o insucesso escolar se deve fundamentalmente à tua incompetência profissional e não às políticas erradas, contraditórias e sempre em mudança da tutela,
então, não faças greve!
Se pensas que estar 3 ou 4 anos desterrado num "cu de Judas" qualquer não tem qualquer problema pois, como diz a Srª Ministra, podes levar para lá toda a família,
então, não faças greve!
Se pensas que é por demais óbvia a justeza de teres dois tempos de falta, quando só faltaste a um,
então, não faças greve!
Se pensas que a ti, como professor, cabe apenas cumprir as ordens e que não tens nenhuma palavra a dizer sobre o funcionamento do sistema educativo,
então, não faças greve!
Se pensas que os sindicatos são uma força de bloqueio e que o que é preciso é deixar a Srª Ministra fazer o seu trabalho como bem entende,
então, não faças greve!
Se pensas que o problema do insucesso escolar se resolve escrevendo relatórios atrás de relatórios em que passas a pôr por escrito aquilo que na verdade sempre tens feito até aqui,
então, não faças greve!
Se pensas que o que é bom é ter uma escola fábrica em que cada aluno só tem de olhar para o relógio para saber onde deve estar em cada momento e o que deve estar a fazer em cada momento, sem necessidade de ter de fazer oções e escolhas pessoais porque o Big Brother trata de tudo e sem tempo para actividades não formais de descontracção com os colegas,
então, não faças greve!
Se pensas que é mais importante gastar uns 30 euros num novo par de sapatos (que nem sequer precisas) do que gastar esses mesmo 30 euros na defesa dos teus direitos,
então, não faças greve!


Mas...
se não pensas nada disto e mesmo assim não fazes greve,
então...olha...é porque não "os" tens no sítio!

1 comentário:

Anónimo disse...

Definitivamente, esta é uma boa mensagem para muitos dos nossos colegas...