segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Dores de cabeça e política

Ora acontece que tanto o meu vizinho de cima como o meu vizinho de baixo sofrem frequentemente de dores de cabça.
Encontraram-se na escada, na semana passada e eu, que ia passando, ouvi a conversa, sem intenção.

Dizia um: o pior é que agora quando tomo o medicamento, passa-me a dor de cabeça num instante, mas dá-me cabo do estômago! Tenho de deixar de tomar o benuron. Mas depois volta a doer-me a cabeça.

Respondeu o outro: como sabe, vizinho, eu também sofro muito de dores de cabeça. Mas tomo um remédio que mas faz passar logo e não me faz mal nenhum ao estômago - o panadol.

Tornou o primeiro: Panadol? Olhe vou experimentar e é já.

E a verdade é que vim a saber que durante um mês, o meu vizinho que adoptou o Panadol,continuou a dar-se muito bem com o dito.
Só que.....passado esse tempo, lá voltaram de novo as insuportáveis dores de estômago!

Nova conversa entre os vizinhos: "Oh vizinho, afinal com o seu Panadol, vou de mal a pior. Sabe que mais, o benuron sempre era menos agressivo para com o meu estômago. Por isso já voltei ao benuron e agora nem dores de cabeça nem de estômago!"

Acabei por me meter na conversa, tentando explicar a ambos que tanto o benuron como o panadol são constituidos exactamente pelo mesmo princípio activo, o paracetamol e que, portanto, tanto lhes faz tomar um como o outro, que são exactamente a mesma coisa!
Que não e que não. Que o Panadol é muito mais agressivo para o estômago!

É provável, portanto, que no próximo mês o meu vizinho vá tomando o benuron até ao dia em volte a sentir uma intensa dor de estômago e, por já ter passado tanto tempo e já não se lembrar que o Panadol lhe tinha feito exactamente o mesmo, deite para o lixo o Benuron e volte a comprar o Panadol.

Mas...os meus vizinhos continuam a achar que como os nomes são diferentes, as embalagens diferentes e os comprimidos de forma diferente, e que, portanto, os medicamentos são diferentes....
Mas eu não desisto de lhes mostrar o contrário até porque sei que sou eu que tenho razão: paracetamol = paracetamol, dê-se-lhe as voltas que se der.
Claro que, entretanto, quem ganha com isto é a neo-farmacêutica, empresa que produz o benuron, e a glaxo, que produz o panadol, porque assim os meus vizinhos vão consumindo ora um ora outro, em vez de mudarem de princípio activo, e estas empresas vão vendendo os seus produdos, ora uma ora a outra. (Se calhar até os accionistas duma são também os da outra....)

Como também ganham os senhores do dinheiro, apoiando ora PS ora PSD, tendo assim a certeza que duma forma ou de outra, sempre terão no governo quem faça valer os seus objectivos. Porque, também neste caso, o princípio activo é exactamente o mesmo!!!

Sem comentários: