quinta-feira, março 16, 2006

Cilindrar


"Cilindrar" é uma técnica antiga, de muitos anos.

É uma técnica político-institucional.

Foi frequentemente usada por Estaline, mas iluda-se quem pense que tal técnica nasceu com ele e muito menos que com ele terá morrido.
É uma técnica ainda hoje correntemente usada pelos que do poder têm um conceito provinciano.

Mas vejamos resumidamente em que consiste.

Cria-se ou permite-se que se desenvolva uma situação em que aquele que se pretende cilindrar está organizativamente envolvido.
Depois, vai-se seguindo se perto os acontecimentos, nunca os contestando directamente mas contribuindo, por acção ou emissão para que se venham a verificar desastrosos.

Depois do "desastre" (que pode ser real ou mesmo virtual, mas anunciado como se real fosse)aponta-se de forma mais ou menos insidiosa, mas pública, aquele que se pretende cilindrar como sendo o responsável pelos factos, para os quais, aliás, se procura dar a entender que teria sido alertado.

A opinião pública, que apenas chega a conhecer a versão dos "cilindrantes", (pois são estes que dispoem dos meios institucionais para divulgar facilmente os seus pontos de vista) opinião pública a que não passa sequer pela cabeça que quem está no poder possa ter feito como seu objectivo o "cilindramento" de alguém, aceita como verdadeiros os relatos linsidiosamente difundidos e coloca a pessoa a cilindrar na sua "gaveta" mental das pessoas "a evitar".

Este processo culmina com o efectivo "cilindramento" da pessoa, que se traduz por uma perda de confiança nela por parte de todos, uma ostracização das suas ideias e propostas e no tempo de Estaline podia culminar no seu fuzilamento.

Mas o fuzilamento propriamente dito, por aqui e por enquanto.....ainda não.

Sem comentários: