sexta-feira, novembro 17, 2006

O Bacalhau e a democracia


Pode uma escola ensinar pouco....Ou não ensinar nada... Mas, ao menos, que não ensine a antidemocracia!

Como é possível que alguns mentecaptos paladinos da subserviência estejam impunemente a transmitir a noção de que democracia é obediência cega e que em democracia a manifestação e a greve são crimes?

E como é possível sustentar que uma escola em que esta seja a prática se possa considerar um paradigma das "boas práticas" em pedagogia?

Mais uma vez recorro ao blog dos alunos do algarve, e dele transcrevo parte dum post ali colocado.
Vale, porém, a pena lê-lo na íntegra, pelo que sugiro que sidam o link do referido blog!




"Na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, nesse dia de greve geral da função pública, não havia comida (bar e cantina encerrados por falta de pessoal). Mesmo assim, o director da tão "bem-falada" escola, quis que as aulas decorressem normalmente até as 13h30. Desvalorizando, assim, o facto de alunos e professores ficarem sem comer durante cerca de 5 horas! Os alunos reuniram-se junto do portão da ESPR no intervalo da manhã (no qual era suposto comerem) e recusaram-se a entrar numa escola que, por motivos de reputação, não fecha nem em dias de greve! O Sr. Professor Bacalhau dirigiu-se aos alunos dizendo que tudo aquilo era uma HIPOCRISIA porque eles só queriam ir para casa (sendo assim por que razão terão eles ficado, durante o horário escolar, a LUTAR pelos seus direitos?). Estas declarações foram filmadas pela RTP (canal que não se dignou a fazer a mínima referência a este caso).
Mais tarde, o concelho directivo da escola convocou uma reunião com os delegados de turma, na qual, entre outras coisas, ameaçou os alunos de aderirem à greve de hoje, pelas suas palavras "Ai de vocês que façam greve!".

1 comentário:

Anónimo disse...

ui esta e demais eheh