terça-feira, novembro 14, 2006

Não, à tolerância! Sim à mesquinhez!

Vai longe o tempo em que o PS representou em Porugal a vanguarda da luta pelo paradigma da "tolerância".

Hoje, o PS fez vir ao de cima na sociedade portuguesa aquilo que de pior nela se pode encontrar: em oposição à velha "tolerância", implemeta-se agora o paradigma da "mesquinhez".

Basta ouvir um pouco com atenção os comentários nos cafés, nos autocarros, para se perceber do que se trata.

É a crítica ao vizinho, que se reformou mais cedo do que deveria, é a crítica ao colega que recebe mais 200 euros do que deveria, e por aí fora.

Este novo paradigma social foi intencionalmente cultivado na sociedade portuguesa e promete dar bons frutos.
Não sendo inovadora a tese de "dividir para reinar", esta forma da sua implementação a partir da criação dum normativo social de novo tipo, a mesquinhez, é, sem dúvida, o aspecto mais criativo em termos politico-sociais deste novo PS.

E tão eficaz ele é, que muito mais frequentemente se ouve na rua a critica ao colega ou ao vizinho, do que a critica àqueles que verdadeiramente representam as desiguladaes do tecido social português!

Estão, pois, tranquilos os donos do dinheiro e os donos do poder: enquanto o paradigma de mesquinhês funcionar, podem eles continuar tranquilamente os seus processos de enriquecimento, enriquecimento esse, que mesmo que legal, nunca será lícito num país onde uma grande percentagem da população continua em situação de pobreza grave.

E assim, enquanto "os cães ladrarem, a caravana vai passando"...

Sem comentários: