segunda-feira, outubro 09, 2006

Sim, Srª Ministra!

"Apelo aos professores para que leiam e conheçam por si próprios as propostas do Ministério da Educação que estão em cima da mesa." - apelo melodramático da Srª Ministra, feito hoje.

Mais uma vez a Srª insulta os professores. Desta vez chama-lhes ignorantes, porque ela descobriu que não conhecem as propostas do seu ministério. Como ela descobriu isso, ainda está por saber....

Por outro lado chama-lhes implicitamente estúpidos, porque acha que "se deixam levar" pelas "forças do mal" leia-se, os sindicalistas.

Ora bastaria a Srª visitar as páginas on line dos diferentes sindicatos para constatar que aí se transcrevem, na íntegra, as propostas de sua Exª, que, depois, naturalmente se comentam.

Mas é próprio de um governo que cada vez mais resvala para o autoritarismo e para práticas não democráticas, a crítica sistemática dos sindicatos e dos sindicalistas.
Este governo não se dá bem com os sindicatos.
Como se sindicatos e sindicalistas não fossem parte fundamental dum regime democrático.

É que na verdade não há regimes democráticos sem sindicatos livres e atónomos.

A crítica sistemática a sindicatos e sindicalistas vem pôr a nu a verdadeira natureza totalitária do actual governo português que não sabe lidar com os processos democráticos de contestação de políticas governativas concretas.

Entretanto é delicioso ver os prestimosos moços de recados da informação desdobrarem-se em "elaboradas" teses, como por exemplo a contestação da permanência duramte muitos anos de determinados sindicalistas à frente de muitos sindicatos.
Que não pode ser!
Que é necessário renovar.

Curiosa tese... Então e há quantos anos temos nós, por exemplo, Cavaco Silva nas esferas do poder? E Jorge Sampaio? Sócrates, surgiu agora na política? O Sr. Presidente da Assembleia da República será por acaso um ilustre desconhecido?

Na verdade o que esta tese pretenderia era a existência de políitcos experimentados, batidos, do lado dos governos e ingénuos inexperientes à frente das políticas sindicais.
Que bom seria se assim fosse para os governos de Portugal!!!!

Srª Ministra: os professores leram com atenção as suas proposta.
E é porque as leram que estão ao lado dos seus sindicatos na luta contra a sua implementação!

E se há ainda alguns que estão passivamente de braços cruzados, pois esses são aquele que ainda não tiveram tempo para apreciar cuidadosamente as suas propostas de destruição da dignidade profissional dos professores e da sua carreira.

Mas também esses seguramente, virão a seguir o apelo de Vª Exª e assim que procederem à leitura atenta de tais propostas, por certo engrossarão o caudal de protesto que a há-de levar a si na enchurrada da revolta até que se afogue no mar de iniquidade social que o seu execrável governo fascizante desenvolve.

1 comentário:

zoltrix disse...

assim é que é falar!
100% de acordo!