terça-feira, outubro 24, 2006

Pim, PAM, Pum...

Pim Pam Pum....Estão aí os PAM!!!

Os famosos PAM.

Trata-se, pois, dos Planos de Acção para a Matemática.

1ª nota: sendo os PAM tão importantes e necessários, seria lógico pensar na importância de os divulgar, até para que os menos criativos se pudessem inspirar nos mais criativos....Mas népia. Vamos ao site doME e nem um dos já aprovados lá aparece. Que pena!

2ª nota: depois das enormes expectativas criadas nas escolas a respeito dos PAM (ele era a possibilidade de contratar novos professores para fazer face ao insucesso, ele era a possibilidade de desdobrar turmas para se trabalhar em grupos mais pequenos, ele era a posbilidade de adquirir novos equipamentos...) bem destas todas, as duas primeiras já foram totalmente postas fora de questão.
Contratar professores ou desdobrar turmas - VETADO
A ver vamos a chegada dos materiais solicitados...

Agora interessante, delicioso, verdadeiramente assombroso, é conhecer alguns dos PAM já aprovados.

Terei eu talvez azar, mas os que conheço e que já foram aprovados (embora alguns ainda sujeitos a reformulações), são páginas seguidas de banalidades didáctico-pedagógicas, (por serem não mais do que o que já é a prática corrente) que, entretanto se enfatiza, se reveste de lindas(?) roupagens linguisticas, se enche, preenche e completa com grelhas, e mais grelhas e quadros e mais quadros , mas que de verdadeiramente inovador, no que ao ensino da matemática respeita, é o absoluto vazio.

E, no entanto, foram horas de "trabalho" para escrever tantas folhinhas e pasá-las a computador.... E não estou a ser irónico! É que foi mesmo verdade!

Alguns PAM dão a ideia de terem nascido de parto distócico, em que o aborto apenas não foi feito por se afigurar mais rentável o deficiente nascituro.
(Já que com o nascimento do PAM, embora deformado e aberrante, se espera que algum material ou dinheirito venha a ser obtido).

Pim, Pam , Pum, estão aí os PAM!

A revolução no ensino da Matemática começou em Portugal!

Sem comentários: