quarta-feira, outubro 05, 2005

O dia da troca fatal, ou nem tanto...

Dr. Raul, Presidente do C. Executivo da EB23 da Quinta dos Negros, em Lisboa, chegou extenuado a casa, naquele dia. Mesmo assim, não tão extenuado, que não trocasse algumas ideias com a mulher, Dra. Ermelinda, também ela Presidente de Conselho Executivo, mas da EB 23 do Bairro Novo dos Betos, zona de moradias de luxo, também em Lisboa, antes do jantar.
É que tinham ambas as escolas acabado de aprovar os respectivos PEEs. Curioso comparem-nos, pois mais diferentes não poderiam ser, tanto quanto a problemas detectados como quanto a estratégias e metas.
Ermelinda fez notar a Raul que seria interessante melhorar o aspecto gráfico da folha de rosto do PEE da escola de Raul e, vendo o marido tão cansado, ofereceu-se ela própria para o fazer, o que ele aceitou.
No dia seguinte, Raul entregou a André, da secretaria, a disquete com o PEE já com a nova capa de rosto, para que a imprimisse, mandasse policopiar e distribuir pelos coordenadores dos diversos departamentos, pois que, com base nele deveriam, durante os próximos dias elaborar as actividades para o PAA da escola.
André assim fez e entregou 4 exemplares a Raul, para arquivo no próprio Conselho Executivo.
O tempo foi passando e na véspera da reunião do Conselho Pedagógico agendado para aprovação do PAA, Raul voltou a pegar no PEE, a fim de se preparar para a reunião.
Foi então que Raul se apercebeu do engano: o PEE distribuído, embora com a folha de rosto da escola dele, era afinal o PEE da Escola do Bairro Novo dos Betos!!!
Raul iniciou, no dia seguinte a reunião do CP com enorme perplexidade.
No entanto tudo decorreu normalmente, tendo todos os coordenadores entregue as propostas de actividades concordantes com os diversos pontos problemáticos e estratégicos do PEE...da escola da sua mulher....e a única referência oral feita por alguns coordenadores ao PEE, foram elogios referentes ao aspecto gráfico da folha de rosto do documento.
Ao longo desse ano, as actividades previstas forram decorrendo como programado e com enorme adesão por parte dos alunos e com muito bons resultados. De tal modo, que na última reunião desse ano do C.Pedagógico, o balanço feito relativamente às actividades do PAA, foi francamente positivo.
O Dr. Raul, formulou então uma importante tese que, ainda hoje é largamente analisada nas Escolas Superiores de Educação do nosso País e que, dado o seu enorme interesse, aqui se regista:
"A eficácia dum Projecto Educativo duma escola, é directamente proporcional à qualidade gráfica da sua capa de rosto, sendo tal eficácia independente das restantes variáveis do documento."

Sem comentários: