domingo, junho 24, 2007

O menino reprovou?

E agora que o menino chegou ao fim do seu 8º ano com "negativa" em todas as disciplinas, reprovou?
Pode ser que sim e pode ser que não. Pode ser que ele seja sujetito a avaliaçao sumativa ou a avaliação extraordinária.....depende.

No 1º caso estaria retido, mas......

Ah! Pois é!

É que se o menino, agora no final do seu 8º ano de escolaridade por acaso tuver sido repetente na 1ª fase quando ainda estava no 1º ciclo(antiga primária) o caso tem de ser especial e profundamente ponderado, pois está a fazer uma 2ª retenção!!!

Então o caso tem de ser submetido a uma avaliação extraordinária!

Faz-se um dossier do menino para ser analisado em reunião do Conselho Pedagógico, juntando todo o processo escolar do menino dos anos anteriores, relatórios dos serviços de psicologia, relatório do Director de Turma, fichas dos registo da avaliação dos 3 períodos do presente ano escolar, parecer do Encarregado de Educação sobre se o menino deve transitar ou ficar retido, relao dos contactos efectuados ao longo do ano com o enc.de educação do menino............

Depois, e apesar do referido menino estar com níveis iinferiores a 3 em todas as disciplinas, o "dossier" deste menino mais o de todos os outros meninos de todos os anos de escolaridade da escola que já alguma vez estiverma em retenção em algum ano anterior, vão ser analisados em Conselho Pedagógico.
Ou seja, estarão para análise , numa escola com, por exemplo, 60 turmas, e fazendo uma média de 4 casos por turma, uns 240 "dossiers"de meninos que não sabem nada, para ver se o Conselho Pedagógico permite que eles fiquem retidos.

E então o Conselho pedagógico vai ver aqueles 240 dossiers cada um com pelo menos 10 documentos, o que significa analisar 2400 papeis numa reunião de Conselho Pedagógico.

Finalmente saber-se-a qual o verdicto final!!!

E....Enquanto este for o funcionamento real do sitena real, bem pode a Srª Ministra andar a fazer visitinhas às escolas às escodidas, para que não se dê pela sua incompetência!

Sem comentários: