Avaliação, precisa-se!!!
Há alguns (poucos) anos efectuou-se uma (mais uma) reforma do sistema educativo.
Nasceram então a Áres de Projecto, o Estudo Acompanhado a Formação Cívica e uma disciplina de operta da escola acompanhadas da redução de horas em diferentes disciplinas curriculares entre outras alterações produzidas.
Bem.
Agora está na ordem do dia nova reforma: o professor em monodocência para várias disciplinas do currículo.
E assim, de reforma em reforma vamos vivendo ao sabor do “vento” que sopra da cabeça dos nossos governantes.
Tudo bem….
Mas não seria o caso de, pelo menos uma vez por outra, já nem digo sempre, se avaliarem em profundidade os resultados das reformas que se vão produzindo???
Porque será que muitas escolas transformaram já, na prática, as aulas de estudo acompanhado em aulas de Língua Portuguesa e Matemática, colocando de forma deliberada como professsores desta área, elementos do quadro dos grupos respectivos, que em geral, outra coisa não fazem senão dar mais uma aula das respectivas disciplinas, no tempo reservado ao dito “estudo acompanhado”?
E que outra coisa isto é senão a falência total de uma das vertentes da refroma?
E quantas são as escolas que decidiram pura e simplesmente não ter nenhuma disciplina de opção?
E que resultados concretos se obtiveram por meio da àrea de Projecto?
Avaliam-se alunos, avaliam-se professores, avaliam-se escolas.
Porque diabo não se avaliam as políticas???
quinta-feira, fevereiro 01, 2007
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