quarta-feira, julho 19, 2006

Os "fantoches" da ministra (2)

Mais uma vez ela queria usar os seus fantoches.

Para isso ordenou ao GAVE a execução de provas longas, inexequíveis pela maioria dos alunos no tempo previsto. Assim ela iria obter um elevado insucesso, agora ao nível do secundário, que lhe permitisse de novo mobilizar os seus "fantoches" e mais uma vez criar uma nova vaga de fundo anti-professores, a fim de lhe facilitar a tarefa de implementação de regras restritivas na carreira docente e poupar dinheiro aos cofres do ministério.

Fê-lo também no 9º ano relativamente ao exame de Língua Portuguesa, porque também aí ela queria o apoio dos seus "fantoches" para atacar os professores de Português do Básico.

Só que desta vez.... Quando os Pais e Encarregados de Educação sentiram que os seus filhos e educandos estavam a ser usados apenas para o maquiavelismo político da Ministra, disseram NÃO!

Sem "fantoches" a ministra "crashou"....

E,completamente desnorteada, vá de permitir repetição de provas para uns mas não para outros gerando a confusão maior.... E perdendo ainda mais o apoio dos seus "fantoches".

Sem "fantoches" por trás, o pequenino (não em altura mas em estatura) Mrques Mendes já teve forças para requerer a ida da Ministra ao parlamento.

Será agora muito curioso ver se a Srª Ministra vai dizer no parlamento, que os maus resultados nos exames resultam do mau trabalho dos professores na preparação ao longo do ano dos alunos para os exames.

Caso o não faça, perdeu a guerra e bem pode dizer adeus ao cargo de ministra....

Relembrando alguns nomes

Aqui se colocam, para memória, alguns nomes de alguns ministros da educação e alguns nomes de remendões que também ocuparam o cargo referido, embora sem qualquer visão ou conhecimento real e muito menos visão estratégica sobre o sistema de ensino.

Os ministros:
ROBERTO ARTUR DA LUZ CARNEIRO 17 de Agosto de 1987 a 31 de Outubro de 1991
DIAMANTINO FREITAS GOMES DURÃO 31 de Outubro de 1991 a 19 de Março de 1992
EDUARDO CARREGA MARÇAL GRILO 28 de Outubro de 1995 a 25 de Outubro de 1999
JOSÉ DAVID GOMES JUSTINO6 de Abril de 2002 a 17 de Julho de 2004


Os remendões:

ANTÓNIO FERNANDO COUTO DOS SANTOS 19 de Março de 1992 a 7 de Dezembro de 1993
MARIA MANUELA DIAS FERREIRA LEITE 7 de Dezembro de 1993 a 28 de Outubro de 1995
GUILHERME PEREIRA D'OLIVEIRA MARTINS 25 de Outubro de 1999 a 14 de Setembro de 2000
AUGUSTO ERNESTO SANTOS SILVA 14 de Setembro de 2000 a 3 de Julho de 2001
JÚLIO DOMINGOS PEDROSA DA LUZ DE JESUS3 de Julho de 2001 a 6 de Abril de 2002
MARIA DO CARMO FÉLIX DA COSTA SEABRA17 de Julho de 2004 a 12 de Março de 2005


Bem....e um absurdo:

MARIA DE LURDES REIS RODRIGUESDesde 12 de Março de 2005

terça-feira, julho 11, 2006

Como "boi a olhar para palácio"....

Numa escola, turmas boas, dum lado e más do outro?

Injustiça!!!
Desigualdade.
Misture-se! Igualitarize-se!
Que é democrático!


Et pourtant...

O bom aluno não aprende nada porque os outros que não se interessam e são mal comportados não deixam....

Et pourtant...

Os "maus alunos" não vão beneficiar de adaptações programáticas adequadas às suas possinilidades e interesses porque na turma estão também alunos bons que têm direito ao programa integralmente cumprido.

Injustiça!!!
Desigualdade!!!
Misture-se!!! Igualitarize-se!!!
Ora toma lá, que a ministra é democrática!


...E nunca ouviu sequer falar de turmas de nível, porque em termos de didáctica e pedagogia, é como "boi a olhar para palácio"!

Descoberta a pólvora?

Turmas boas de manhã e tumas más de tarde?
Fácil de resolver.
A Srª Ministra tem a solução:
no final de cada ano lectivo as turmas trocam de turno!!!
Eureka. E a pólvora foi descoberta...

E assim, em cada ano lectivo os pais irão ter de encontrar horários alternativos para as actividades extra-escolares que os seus filhos desenvolvem...O que deve ser prático e muito funcional.

A ministra é esperta que nem rato!!!

Excepto...claro...No caso dos pais "influentes", ou seja, aqueles que conhecem alguém no ministério que telefone para os Conselhos Executivos para que mantenham o menino no turno que o dito papá "influente" prefere....
Porque todos somos iguais, é certo, mas também certo é que alguns são mais iguais que outros....

sexta-feira, julho 07, 2006

Estudar D. Afonso Henriques

Exumar cadáver?
Só se fôr por cima do meu!!!





A política do
"quero, posso e mando"
em acção!

Inclusão social

Empresários pela Inclusão Social
Empresários vão apoiar professores no combate ao abandono escolar

João Rendeiro, do Banco Privado Português, explicou à saída do encontro com o Presidente da República que será criada uma associação sem fins lucrativos denominada Empresários pela Inclusão Social, que apoiará os docentes na melhoria da sua performance, de forma a combater o abandono escolar

- in Público, edição de hoje

Ora aqui está uma notícia verdadeiramente importante.

E desde já não podemos deixar de a louvar e sugerir algumas medidas que esta associação poderá imediatamente desenvolver no sentido de combater a exclusão e o insucesso escolar (coisas que são diferentes mas que vão de braço dado pelos caminhos ínvios da nossa esotérica sociedade).

Mas aí vão elas, as minhas sugestões, que com a maior honra e entusiasmo aqui envio aos Srs. empresários e que lhes garanto contribuirão de forma importante nesta luta que é de todos, portanto deles e minha e tua também:

medida1 - sensibilizar os seus colegas empresários portugueses no sentido de permitirem aos seus funcionários, operários e outros ários faltar justificadamente (ou seja sem desconto nem nas férias nem nos ordenados) aos seus empregos, desde que e sempre que convocados pelos orgãos competentes das escolas que os seus educandos frequentam, para tratar de assuntos relacionados com a inclusão escolar dos mesmos;

medida 2 - sensibilizar os seus colegas empresários portugueses no sentido de proporcionarem aos jovens estudantes pouco motivados com o percurso escolar "normal" a possibilidade de frequentarem formação nas empresas, formação essa que constituirá uma alternativa curricular a algumas das disciplinas do currículo "normal"

medida 3 - sensibilizar os seus colegas empresários portugueses no sentido de flexibilizarem os horários de trabalho dos funcionários das empresas que comprovadamente façam prova provada de que são encarregados de educação, de forma a que seja possível a estes estarem em casa pelo menos 2 horas por dia em horário compatível com o dos seus educandos de forma a poderem interagir com eles contribuindo para a sua educação bem sucedida, não contando, obviamente, nestas duas horas o tempo em que ambos, mas em especial os educandos, já deverão estar na caminha para depois não irem a dormir para as aulas.

medida 4 - sensibilizar os seus colegas empresários portugueses no sentido de, em situações de necessidade de ajuste no número de efectivos da empresa, considerarem como justa causa impeditiva de despedimento, o facto do funcionário ter a seu cargo a educação dum jovem, visto que um despedimento em tal situação, provoca uma enorme instabilidade familiar e é uma das principais causas do insucesso escolar e exclusão social.

medida 5 - sensibilizar os seus colegas empresários portugueses no sentido de permitirem que os seus funcionários se façam acompanhar na empresa dos seus filhos menores em idade escolar, nos períodos em que não estejam em actividades escolares, possibilitando assim um primeiro contacto destes com o mundo do trabalho e evitando que "andem por aí em caminhos desviantes".


Para já, deixo aqui estas 5 medidas que são o meu contributo pensante para a nobre obra destes Srs empresários.
De muitas mais por certo me alembrarei e aqui virei deixar nos exactos momentos em que delas me alembrar e se estiver então praí virado, porque cada um se vira para onde quer quando lhe apetece e lhe convém, como aliás é o caso que aconteceu com estes Srs empresários ao formarem a tal dita associação, que já antes poderiam ter formado mas agora é que prái se viraram até porque agora calha melhor porque está no "in" das políticas do Presidente e é sempre bom para um empresário mostrar ao Presidente que as palavras que ele o Presidente disse não caíram em saco roto, roto não, mesmo que a desfazer-se talvez, mas roto não. E assim o presidente vai poder dizer que mobiliza as forças vivas da sociedade e as forças ficam agradecidas até porque sabem que o Presidente agora fará tudo para as proteger dum governo que até podia ser terrível para essas forças por ser(?) socialista.

Mas....

Terrível....Os tomates!

quinta-feira, julho 06, 2006

A credibilidade do sistema

Ao que parece, os exames, cada vez mais generalizados, pretendem dar credibilidade ao sistema educativo.
Em cada ano lectivo eles vão tendo mais "peso" na avaliação dos alunos e prevê-se o seu alargamento também ao final do 2º ciclo.
Os professores, ao iniciarem a carreira (para já), parece que irão também ter de submeter-se a exame.
Os estudante, têm provas de admissão às diversas faculdades.
Tudo isto credibiliza o sistema.

Curiosamente nenhum ministro faz exame para ingresso no governo...

sábado, julho 01, 2006

O fim da democracia em Portugal

O fim da democracia conquistada em 1974 aproxima-se:
é só saber ler os sinais!

1- As escolas que permitiram as filmagens para a televisão relativas ao programa sobre "violência nas escolas" estão a ser alvo de processos disciplinares.
Não se trata já duma questão de políticas de educação...
É o próprio conceito de democracia que está em causa.

2-A Região da Madeira assinalou hoje 30 anos de autonomia, no Fórum do Machico. Pela primeira vez, os representantes da oposição não compareceram à cerimónia porque o PSD excluiu do programa as habituais intervenções dos líderes parlamentares.

Mas, simultâneamente, Alberto João afirma;

"O Presidente da República deveria fazer um Governo provisório e de unidade nacional"

unidade? com quem?

Trata-se, claramente, de propôr um golpe de estado constitucional.

3-Para o Rui Rio, a cláusula que impede quem recebe subsídios de atacar o município “é algo da mais elementar regra de bom senso e educação, porque as instituições públicas também têm de se dar ao respeito”, afirmou ontem em declarações à Lusa

4-O presidente da Assembleia da República (AR) assinou anteontem à noite um despacho onde sugere aos subscritores da petição que pede um referendo sobre a procriação medicamente assistida (PMA) que a modifiquem para que possa ser aprovada no Parlamento.

E quando é o próprio presidente da Assembleia da República a humilhar as decisões que essa mesma assembleia toma, a situação é de extrema clareza.

Está, neste momento, instituido um clima autocrático, totalitário e anti-democrático, em Portugal.

O regime saído da revolução de 1974 está a chegar ao fim e em seu lugar está a ser construído uma ditadura "lavada" pela realização de eleiçõoes periódicas, por enquanto.

-Escutas telefónicas: existem e alargam-se
-Censura: existe e alarga-se
-Centrais de contra-informação: existem e alargam-se
-Restrições e campanhas anti-sindicais: existem e alargam-se
-Domínio do poder político pelo poder económico :é quase total