sexta-feira, julho 07, 2006

Inclusão social

Empresários pela Inclusão Social
Empresários vão apoiar professores no combate ao abandono escolar

João Rendeiro, do Banco Privado Português, explicou à saída do encontro com o Presidente da República que será criada uma associação sem fins lucrativos denominada Empresários pela Inclusão Social, que apoiará os docentes na melhoria da sua performance, de forma a combater o abandono escolar

- in Público, edição de hoje

Ora aqui está uma notícia verdadeiramente importante.

E desde já não podemos deixar de a louvar e sugerir algumas medidas que esta associação poderá imediatamente desenvolver no sentido de combater a exclusão e o insucesso escolar (coisas que são diferentes mas que vão de braço dado pelos caminhos ínvios da nossa esotérica sociedade).

Mas aí vão elas, as minhas sugestões, que com a maior honra e entusiasmo aqui envio aos Srs. empresários e que lhes garanto contribuirão de forma importante nesta luta que é de todos, portanto deles e minha e tua também:

medida1 - sensibilizar os seus colegas empresários portugueses no sentido de permitirem aos seus funcionários, operários e outros ários faltar justificadamente (ou seja sem desconto nem nas férias nem nos ordenados) aos seus empregos, desde que e sempre que convocados pelos orgãos competentes das escolas que os seus educandos frequentam, para tratar de assuntos relacionados com a inclusão escolar dos mesmos;

medida 2 - sensibilizar os seus colegas empresários portugueses no sentido de proporcionarem aos jovens estudantes pouco motivados com o percurso escolar "normal" a possibilidade de frequentarem formação nas empresas, formação essa que constituirá uma alternativa curricular a algumas das disciplinas do currículo "normal"

medida 3 - sensibilizar os seus colegas empresários portugueses no sentido de flexibilizarem os horários de trabalho dos funcionários das empresas que comprovadamente façam prova provada de que são encarregados de educação, de forma a que seja possível a estes estarem em casa pelo menos 2 horas por dia em horário compatível com o dos seus educandos de forma a poderem interagir com eles contribuindo para a sua educação bem sucedida, não contando, obviamente, nestas duas horas o tempo em que ambos, mas em especial os educandos, já deverão estar na caminha para depois não irem a dormir para as aulas.

medida 4 - sensibilizar os seus colegas empresários portugueses no sentido de, em situações de necessidade de ajuste no número de efectivos da empresa, considerarem como justa causa impeditiva de despedimento, o facto do funcionário ter a seu cargo a educação dum jovem, visto que um despedimento em tal situação, provoca uma enorme instabilidade familiar e é uma das principais causas do insucesso escolar e exclusão social.

medida 5 - sensibilizar os seus colegas empresários portugueses no sentido de permitirem que os seus funcionários se façam acompanhar na empresa dos seus filhos menores em idade escolar, nos períodos em que não estejam em actividades escolares, possibilitando assim um primeiro contacto destes com o mundo do trabalho e evitando que "andem por aí em caminhos desviantes".


Para já, deixo aqui estas 5 medidas que são o meu contributo pensante para a nobre obra destes Srs empresários.
De muitas mais por certo me alembrarei e aqui virei deixar nos exactos momentos em que delas me alembrar e se estiver então praí virado, porque cada um se vira para onde quer quando lhe apetece e lhe convém, como aliás é o caso que aconteceu com estes Srs empresários ao formarem a tal dita associação, que já antes poderiam ter formado mas agora é que prái se viraram até porque agora calha melhor porque está no "in" das políticas do Presidente e é sempre bom para um empresário mostrar ao Presidente que as palavras que ele o Presidente disse não caíram em saco roto, roto não, mesmo que a desfazer-se talvez, mas roto não. E assim o presidente vai poder dizer que mobiliza as forças vivas da sociedade e as forças ficam agradecidas até porque sabem que o Presidente agora fará tudo para as proteger dum governo que até podia ser terrível para essas forças por ser(?) socialista.

Mas....

Terrível....Os tomates!

3 comentários:

soledade disse...

Comungo da indignação! Arre para tanto despudor! Desde quando a performance do professor é factor preponderante na questão do abandono escolar?! Deu-lhes praí agora. Pois não foi por acaso, como se diz na entrada. E outra coisa que me indigna é que os chamados planos de intervenção, o PNAPAE, o Plano da Matemática, o da Leitura e, não tardará, o da Língua Portuguesa (quando sairem as classificações dos exames de 9º Ano) se saldaram/vão saldando por falhanços, estrondosos ou pífios.

Anónimo disse...

Permita-me mais uma sugestão: sensibilizar os srs. empresários para que comecem por pagar todos os impostos a que estão obigados, sem engenharias financeiras... talvez depois já não ficassemos com esta associação "entalada" ...

Anónimo disse...

Caro soledad caso não saiba, todas as teorias sociologicas que explicam o insucesso escolar apontam como os professores como sendo o primeiro passo para o insucesso escolar...teoria do handicap-sócioinstitucional