segunda-feira, maio 28, 2007

Ordem de Marcha

Assim funciona o sistema.

Ordem de marcha aos professores para serem usados como classificadores das provas de aferição.

E aí vão eles, reunião e mais reunião, mas dispensa de serviço para terem tempo para ver e classificar as provas, nem pensar.
Pagamento pelo trabalho extra, nem pensar nisso é bom.

Exploração de mão de obra na China?

Trabalho escravo de emigrantes em Espanha?

Mas para quê ir para tão longe?


Exploração de mão de obra é aqui, num local de trabalho bem perto de nós:

Ministério da Educação português no ano da graça de 2007!

E nem de mão de obra barata se trata.... É simplesmente trabalho exigido e não. remunerado.

Anti-constitucional? Pois claro que é.

Mas os constitucionalistas têm mais com que se preocupar....

SARKOZY melhor que MILU!

Nem no disparate, Maria de Lurdes Rodrigues consegue estar no TOP.
Nem para isso possui umaginação suficiente!

Mas....pode ser que ela aprenda depressa e tal como Sarkozy, aplique em Portugal a receita certa para por fim à violência nas escolas. A solução final, contra a violência!

Qual é essa receita?

Bem simples, afinal:

A forma de tratamento de alunos para com os professores.

Assim, Sarkozy decidiu:
Daqui para a frente, em França, os alunos deverão tratar os professores obrigatoriamente por "vous".

Exemplo: "Voulez vous, monsieur le maitre, que je vous casse la tête?"

Ou, se Milu adoptar o esquema, em portugês será:

"Exº Sr Professor, desejará Vª Exª que eu lhe parta os cornos?"

quarta-feira, maio 23, 2007

No dia 30 eu não faço greve!
Mais tarde...Veremos.... Talvez.
Quando estiver como supra-numerário, então penso nisso e talvez faça greve nessa altura.

terça-feira, maio 22, 2007

É injusto. Verdadeiramente injusto.
Bolas!

Então eu, que já faço greves há tantos anos....
E vem daí um parvalhão qualquer que vai agora fazer a sua greve pela 1ª vez...e pimba! Fica na lista.

Então e eu?
Vou ficar na mesma lista que ele e em pé de igualdade????

Se vão criar lista dos grevistas,o mínimo que se pode exigir é que sejam justos ao criar as ditas.
Averiguem, indaguem e ordenem os grevistas de acordo com os seus rankings grevais!

Não aceito.
Não aceito e pronto.

Eu se vou estar na lista tenho de estar num lugar de honra e não ao lado de um qualquer grevista de 2ª que lhe deu na bola fazer greve, vá-se lá saber porrquê.

Por isso, sr engenheiro, doutor ou lá o que quer que seja que o senhor goste que lhe chamem, corrija esta decisão.
Faça uma lista de grevistas mas como deve ser.

Seja rigoroso, sr dr, eng. ou qualquer coisa.

Seja rigoroso, sr!!!!
O humor pode ser uma arma!

Ser eleito democraticamente não faz do eleito um democrata.

Hitler venceu democraticamente as eleições na Alemanha. depois, destruiu a democracia.

François Miterrand foi um lider socialista destacado.

François Miterrand foi um activo militante nazi, na sua juventude.

No meio disto tudo, Sócrates não choca.

O que choca é que ele consiga ainda convencer!

terça-feira, maio 15, 2007

A mulherzinha volta ao ataque...

«Pela primeira vez, o país associará os resultados não apenas à performance dos alunos, mas também ao trabalho das escolas dos professores, para o melhor e para o pior» ;-Maria de Lurdes dixit, relativamente aos resultados dos ezmes do 9º ano .

Extraordinário. AFIRMAÇÃO TÃO CURTA ENCERRANDO TANTA ASNEIRA.


1ª asneira: pela 1ª vez? Mas alguma vez o país deixou de fazer esta associação???

2ª asneira: Maria de Lurdes é ministra da educação... Não conhecerá ela o termo português "prestações" em vez do Inglês "performance"?

3ª asneira: (embora aparentemente inteligente, não é menos asneira por isso) é que desta vez, e talvez agora sim, pela primeira vez duma forma nítida, o país associará os resultados não apenas à performance dos alunos, mas também à política da ministra e do governo, que tanta "inovação" introduziu no sistema, para o melhor e para o pior.
A ministra, procura que se focalize a atenção no trabalho das escolas e dos professores, como se ela própria fosse um elemento desprezável relativamente ao funcionamento do sistema de ensino.

Ela é, seguramente, um elemento desprezível relativamente ao funcionamento do sistema, mas nunca desprezável!!!!

Dito de uma forma mais simples e mais popular: a ministra está já a "sangrar-se em saúde...."

sexta-feira, maio 11, 2007

Caixa Geral de Depósitos - Os Vampiros do Século XXI

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a enviar aos seus clientes maismodestos uma circular que deveria fazer corar de vergonha os administradores - principescamente pagos - daquela instituiçãobancária.A carta da CGD começa, como mandam as boas regras de marketing, porreafirmar o empenho do Banco em oferecer aos seus clientes as melhores condições de preço/qualidade em toda a gama de prestação de serviços,incluindo no que respeita a despesas de manutenção nas contas à ordem.As palavras de circunstância não chegam sequer a suscitar qualquer tipo de ilusões, dado que após novo parágrafo sobre racionalização eeficiência da gestão de contas, o estimado/a cliente é confrontado coma informação de que, para continuar a usufruir da isenção da comissão de despesas demanutenção, terá de ter em cada trimestre um saldo médiosuperior a EUR1000, ter crédito de vencimento ou ter aplicaçõesfinanceiras associadas à respectiva conta. Ora sucede que muitas contas da CGD, designadamente de pensionistas e reformados, são abertas por imposição legal. É o caso de um reformado por invalidez equase septuagenário, que sobrevive com uma pensão de EUR243,45 - que para ter direito ao piedoso subsídio diário de EUR 7,57 (sete euros ecinquenta e sete cêntimos!) foi forçado a abrir conta na CGD pordeterminação expressa da Segurança Social para receber a reforma. Como se compreende, casos como este - e muitos são os portugueses quevivem abaixo ou no limiar da pobreza - não podem, de todo, preencher os requisitos impostos pela CGD e tão pouco dar-se ao luxo de pagar despesas de manutenção de uma conta que foram constrangidos a abrirpara acolher a sua miséria. O mais escandaloso é que seja justamente uma instituição bancária que ano após ano apresenta lucros fabulosos e que aposenta os seus administradores, mesmo quando efémeros, com«obscenas» pensões (para citar Bagão Félix), a vir exigir a quem malconsegue sobreviver que contribua para engordar os seus lautos proventos. É sem dúvida uma situação ridícula e vergonhosa, como lhe chama o nosso leitor, mas as palavras sabem a pouco quando se trata de denunciar tamanha indignidade. Esta é a face brutal do capitalismoselvagem que nos servem sob a capa da democracia, em que até a esmola paga taxa. Sem respeito pela dignidade humana e sem qualquer resquíciode decência, com o único objectivo de acumular mais e mais lucros, eisos administradores de sucesso. Medita e divulga. . . Mas divulga mesmo por favor Cidadania é fazê-lo, é demonstrar esta pouca vergonha que nos atira para a miserabilidade social.

- texto de autor desconhecido

terça-feira, maio 08, 2007

O Político mais repugnante


A minha 1ª escolha para o político mais repugnante de Portugal, na actualidade, vai para....



Tempo de avaliar

Não há memória duma outra política tão conflitual como a destes dois anos, ao nível da educação.

Não há memória de tanta proposta de alteração ao nível do funcionamento das diversas estruturas do ensino, de tanta transformação e de tanta "inovação".

Não há memória de um outro mandato governamental ao âmbito do ensino, que tanta contestação, discussão, apoio, ânimos agitados, tenha levantado.

Estes factos, em si mesmos, não serão por si só nem bons nem maus. Embora seja lícito pemsar que a desestabilização de qualquer sistema, pelo menos no curto prazo, não é normalemnte benéfico para esse mesmo sistema. No entanto, poderá sê-lo a prazo, se de tal desestabilização vier a resultar um passo em frente no seu funcionamento e eficiência.

Mas, ao fim de dois anos de guerra, umas vezes mais fria outras mais quente, é mais do que lícito que se avaliem os resultados de tanta azáfama renovadora.

Há dados subjectivos, que por o serem não os tornam menos reais. Mas haverá, em breve, também, dados objectivos - os resultados da avaliação dos alunos.

Na verdade, desde há dois anos que estes alunos, que irão agora ser avaliados, passaram a ter regras diferentes para estudar: são as aulas de substituição, são os critérios alterados no que se refere ao Ensino Especial, são o não poderem estar no espaço escolar em tempos de pura confraternização e, em lugar dela, estarem obrigados a dirigirem-se para espaços escolares com bibliotecas, ludotecas ou a frequentar as já refridas aulas de substituição.

Passaram também, neste ano, a usufruir do Plano de Acção para a Matemática.

Entretanto, ao nível financeiro, embora tenha havido grande poupança c0m a reformulação do conceito de aula, ou seja passou a haver aulas lectivas que se pagam aos professores e aulas não lectivas (?) que não se pagam, a verdade é que também houve gastos importantes ao nível da distribuição de computadores portáteis pelas escolas, para uso de alguns professores e de alguns alunos nalgumas disciplinas, o que, sem dúvida terá representado um gasto financeiro significativo e, no âmbito do já referido PAM, muito dinheiro foi atribuido também na aquisição de equipamento diverso.

Alguns dados subjectivos estão aí e são bem reais e bem conhecidos, para quem não se quiser esconder atrás do politicamente correcto, até porque são transversais a todos os professores e a todos os alunos, independentemente da sua simpatia partidária : os professores estão mais desmotivados, em, termos de carreira e de prática lectiva diária; estão mais cansados e com menos tempo real para preparação das suas aulas; os alunos deitam as aulas de substituição pelos olhos, e sentem a falta de tempos livres na escola para simples confraternização.

Mas.
Pouco importa tudo isto se, de facto, estes dados subjectivos forem a contrapartida para uma maior eficácia do sistema de ensino.
E essa maior eficácia deverá obrigatoriamente reflectir-se, agora, nos resultados da avaliação.

Porque, se assim não acontecer, se no final deste ano lectivo o insucesso não se evidenciar como significativamente diminuido, tanta confusão e desestabilização terão servido só
e apenas para satisfação do ego pessoal da Srª Ministra.
O que, para tanta confusão gerada
é muito pouco!

segunda-feira, maio 07, 2007

Maria de Lurdes, face à implementação do Plano de Acção para a matemática
Imagem retirada de:http://imagensdokaos.wordpress.com/

Proposta à RTP1

O título da série "Conta-me como foi", deverá ser alterado para:
"Conta-me como vai voltar a ser"
Sarkozy - """Socialismo""" tipo Sócrates chega a França!

C’est la casse comme jamais des services publics et de la protection sociale, avec de nouvelles privatisations ; le non remplacement d’un fonctionnaire sur deux partant à la retraite (c’est-à-dire, d’ici à 2015, d’un poste sur quatre dans la santé et l’éducation !) ; la fin de la carte scolaire ; la liberté d’implantation des écoles privées ; la poursuite de la loi Fillon contre la protection sociale et la suppression des régimes spéciaux ; de nouvelles exonérations de cotisations patronales…


C’est la soumission à l’Europe libérale et aux États-Unis, avec la proposition d’un « mini-traité » sauvegardant les institutions et les politiques libérales de l’Union européenne et la dénonciation devant Bush de « l’arrogance française » – sans doute au nom de la défense de « l’identité nationale »…

In www.pcf.fr

sábado, maio 05, 2007

pim PAM.... Puuuuuuum!!!!!

17 horas. Reunião das escolas da zona com a professora acompanhante.

Assunto: troca de experiências sobre as actividades desenvolvidas no âmbito do famoso Plano de Acção para a Matemática. (PAM)

E foi o vazio.

O vazio total.
Ou melhor.

A troca de experiências sobre as possíveis razões para as não experiências.

Nem só de pão vive o homem.... Também não de verbas mal gastas!

Mas quem, diabo, teve a brilhante ideia de que o insucesso em matemática se resolve gastando rios de dinheiro em materiais e equipamentos?

Quem diabo, descobriu que o sketch pad é a poção mágica contra as dificuldades na matemática?

E que, com um computador à frente, o aluno passa a gostar de números?

Assim se desperdiça o orçamento do estado a brincar às aulinhas de inglês no 1º ciclo e ao Pim PAM Pum, na matemática....