terça-feira, agosto 02, 2005

Pintura de Kevin Daniel
Serenidade não é a paz depois da tempestade, mas sim a paz durante a tempestade!
Populismo chuchialista?

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, afirmou ontem que o diploma que altera as regras de acumulação de funções dos professores, baixando de dez para seis e quatro os limites de horas semanais autorizadas, vai originar três mil empregos. "O primeiro objectivo é criar novas oportunidades de emprego dos diplomados e candidatos à profissão de professor", disse à Lusa.~- in Publico

E esta medida foi elogiada por pais e sindicatos.

Mas expliquem-me lá, que eu sou um pouco lerdinho de pensamento:

Porquê de 10 para 6 e 4 e não para 5 e 3? Ou para 3 e 2? Ou para 7 e 5?

E porque não para zero?

Porque, na verdade, se o grande objectivo é o combate ao desemprego, seria mais lógico pura e simplesmente acabar com a possibilidade de acumulações, ou estarei enganado?

Quem me explica a razão destes 6 e 4?

Ah e já agora, quem não acumula nada, face aos que acumulam, irá ter direito ao subsídio de exclusividade?

Ou, dadas as dificuldades orçamentais, também os médicos deixarão de ter tal subsídio?

Quais os estudos e (conclusões desses estudos) que foram feitos relativamente à aplicação desta brilhante medida?

Ora aqui está um exemplo perfeito duma medida populista, não fundamentada, atirada para o ar só para deitar poeira nos olhos do povinho.

Afinal, o populismo não é exclusividade do Santana Lopes, pois não?

segunda-feira, agosto 01, 2005

Recorrer até ao limite das possibilidades democráticas!!!!

A norma que estabelece a marcção de falta a dois tempos duma aula de 90 minutos mesmo que o professor só tenha faltado a um tempo dessa mesma aula, parece-me ser um exemplo claro de prepotência, arbitrariedade e desrespeito pela lei.

Por isso procedi já à apresentação de queixa junto do Exº Sr Provedor de Justiça.

Professores de todas as escolas, uni-vos!


Ao Segundo!!!!


Passou o tempo em que o tempo pouco se contava.
Era preciso mais, fazia-se mais.
Era preciso prolongar, prolongava-se.
Era o tempo da conhecida "carolice", em que a dedicação à causa pedagógica se sobrepunha à contagem das horas que a ela eram dedicadas.

Porque se pressupunha alguma consideração, pelo menos.....já que não dinheiro.

E nem se imagina quantos problemas se resolviam por este processo....

Desde o apoio a clubes, o pôr em funcionamento de sistemas informáticos na ausência de técnicos ao serviço, o funcionar de bibliotecas, o fazer de horários, etc, etc, etc.

Só por quem lá nunca andou é que não sabe...

Mas passou.

Agora é altura de pegar no relógios e andar com ele.
E contar, não ao minuto mas ao segundo.

A reunião é de 2 horas. São duas e um segundo.
_Bem, então a reunião "já era"!

O computador desligou e as faltas não entraram....Daqui a 15 minutos estará bom!
_Olha, bom para ele! Para mim "já foi", os meus segundos pagos já passaram. Fica para a semana.

O Sr. Encarregado de Educação atrasou-se. Por favor espere mais um minutinho.
_Atrasou-se? Pois que não se atrasasse. O meu relógio diz-me que o meu tempo pago já acabou e eu não trabalho de borla...

Porque se esgotou o tempo útil da dedicação dada a ausência total de reconhecimento pelo sistema, sejamos, pois, máquinas, que não precisam de incentivos mas que também não entram em funcionamento por amor à causa....

Cumpramos o nosso horário de trabalho escrupulosamente. Nem mais nem menos do que isso.

Assim seremos bons profissionais!

Nem mais um segundo a trabalhar de borla!!!!

Professores de todas as escolas, UNI-VOS!!!