quarta-feira, julho 25, 2007

Outra opinião

Quarta-feira, 18 de Julho de 2007

SINAIS DOS TEMPOS UM ESTADO PERMANENTE DE ALERTA, PARECE SER, NOS PRÓXIMOS TEMPOS, A NOSSA SINA
Ontem, e só ontem, vi numa página da Internet as listas de candidatos admitidos e excluídos do Concurso de Professores Titulares que está a decorrer no âmbito da reestruturação do Estatuto da Carreira Docente (não superior). A acompanhar a lista de excluídos apareciam tipificadas, através de códigos/letras, as razões para uma possível exclusão. Uma delas, a que corresponde ao código/letra I, apresenta uma razão que, do ponto de vista do enquadramento geral político, é, no mínimo, muito preocupante.Vejamos então a fotografia do documento:
(clique para ver melhor)
Lê-se: "Por realizar e/ou participar, comprovadamente, em actos ilícitos do ponto de vista das leis que regem as comunicações electrónicas."Consultei o
Decreto-Lei nº 200/2007, de 22 de Maio, que enquadra legislativamente o concurso, e em nenhum lugar vejo referido o conjunto de razões para uma possível exclusão, entretanto publicitadas nas listagens. Salvo melhor opinião, parece tratar-se de mais um normativo com aplicações retroactivas, como infelizmente já vai sendo um hábito, nesta legislatura.Mas muito pior que isso, é o sinal dos tempos, que nos é dado pelo código/letra I.
Como é evidente não está em causa - muito pelo contrário - a existência de regras num concurso, designadamente, a tipificação das situações que, pela sua gravidade, possam e devam constituir motivo para uma exclusão. O problema -tal como em muitas outras questões - está na imensidão espectral de possibilidades que enformam este não rigor explicitado.
Dito de outra maneira "bem curta e grossa": um professor que realize e/ou participe em alguma acção, no âmbito do Direito à Liberdade de Pensamento e de Expressão, poderá ser alvo de uma exclusão de um concurso público da Função Pública? Oxalá esteja enganada.
Publicada por Sofia Bochmann em

Uma opinião

Publicada no forum os professores (http://www.phpbbplanet.com/forum/index.php?sid=77ad13796b8122e4aba80170399be73b&mforum=fagulha):

"...Os computadores serão vendidos a 150 euros cada, tendo depois associada uma assinatura mensal do serviço de banda larga móvel da operadora do grupo PT. Os alunos do 10º ano pagarão uma mensalidade de 15 euros, tendo que ficar clientes da TMN por um prazo mínimo de 12 meses, enquanto que os docentes pagarão 17,5 euros mensais, tendo um contrato de fidelização de 36 meses associado a esta oferta."http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Empresas&CpContentId=299794.......Pronto ficamos a saber que os pc's vão custar 780 Euros (150+17.5*36) e que se fica hipotecado por 3 anos.Sim pq quem já tem ligação à internet em casa não precisa da tmn para nada, basta colocar um AP e já está. A ligação do pc de secretária não vai para o lixo, não é?!Seja em cafes, seja em escolas as ligacoes wireless que já existem são grátis (continuamos a não precisar da tmn).Em qualquer loja online temos os mesmos preços ou por mais 10 euros temos pc's muito melhores.Afinal porquê tanto alarido!!!

terça-feira, julho 24, 2007

A melhor frase do ano:

Ora concerteza que não, tem cada uma! Ora essa!
- José Sócrates

Desmentindo o facto de crianças terem sido pagas para estarem na sua sessão se apresentação do choque tecnológio na educação.

Porque....factos também se podem desmentir!(?)
Mais do que um choque tecnológico, o que precisamos mesmo é dum choque civilizacional

quinta-feira, julho 05, 2007

Um novo conceito em democracia

A democracia do debate às escondidas:

http://www.youtube.com/watch?v=xx3s1reY9Hs

Hipocrisia elevada à máxima potência

"Para evitar casos como o dos professores a quem foi recusada a reforma por razões de saúde, o grupo parlamentar do PS defende uma formação específica para quem integre juntas médicas.Confrontados com o caso da docente com leucemia, os deputados socialistas prometeram analisar a lei. No entanto, Maria de Belém defende que o problema não está na legislação, mas na forma como é aplicada.«A questão não será propriamnete na lei, mas de uma formação específica nas pessoas que integram as juntas médicas», considerou." in http://www.sapo.pt/

Como se as actuações das juntas médicas não fossem o resultado claro e inequívoco das orientações políticas do governo P.S.

Como se as juntas médicas fossem formadas por cidadãos sem qualificação específica para as funções que desempenham e pudessem agora ser desresponsabilizados por.....falta de formação para as funções que exercem...

E entretanto, as juntas médicas parecem nebulosas em que não seria possível descriminar os seus elementos constituintes....

Mas quem são os elementos que constituem as juntas médicas, em especial auqelas juntas que obrigaram seres humanos a morrer no local de trabalho?
Têm ele nomes?
Têm eles caras?

É urgente conhecer essas pessoas.
É urgente dar a conhecer os seus rostos à opinião pública.
É urgente fazê-los saír da nebulosa junta médica, e fazê-los enfrentar os concidadãos, divulgando os seus nomes e as suas faces para que, tenham, pelo menos, vergonha na cara!!!
E para que assumam perante todos as suas responsabilidades individuais.

Aqui fica o apelo a quem os conhece. Façam chegar os seus nomes e as suas faces a este blog e aqui se divulgarão tais indivíduos.